quinta-feira, agosto 02, 2007

Vale a pena saber de novo!!

- Bom dia, o senhor JG está?
- Está numa ligação, quer deixar recado?
- É Tatiana, da parte do senhor Benjamim da F., você é a secretária dele?
- Sou sim, Patricia.
- Patricia, é o senhor Benjamim que GOSTARIA DE ESTAR AGENDANDO uma reunão com o senhor JG para hoje às 17:00h. Você PODERIA ESTAR CONFIRMANDO?
- (ai que dor!!) Tatiana quando ele terminar a ligação eu vejo a agenda dele e ligo de volta para você.
- Ah por favor, você VAI ESTAR ME LIGANDO para confirmar?.
- Não, eu VOU LIGAR para você quando ele terminar a ligação e eu tiver a resposta.
- Então eu vou ESTAR LHE DANDO meu telefone.
- Ok meu anjo, me dá número que eu ligo de volta!!

Em cinco anos de blog é a terceira vez que eu falo sobre isso e acho que nunca é demais alertar!! Gente, o bagulho é doido!! Ninguém corrige essa gente não?? Tá eu também não corrigi a moça, mas corrijo quem está próximo de mim!!

Enquanto fala-se em unificação ortográfica, uma geração simplesmente resolve assumir um tempo verbal da língua inglesa e inventar um nova comportamento profissional: "o modo de falar mostra ao cliente o quanto eu sou educado".

Porque essa merda não existe língua portuguesa, mas o sujeito fala todo empoado achando que está sendo polido, educado e gentil com o cliente!! É um vício de linguagem nojento!!

Reza a lenda que começou na tradução de manuais de telemarketing e call centers, algum animal traduziu literalmente a forma verbal future progressive (verbo (to be) no futuro + verbo (to be) no infinitivo + verbo no gerúndio), quem leu, deve ter achado bonito, usou e assim foi passando de um para o outro.

Ah, mas dói ouvir isso!! Essa merda está ganhando o mundo!! Puta que pariu!! Uma secretária tem que no mínimo saber falar e escrever corretamente, para estar na profissão!!

Usar gerúndio não é errado. Por exemplo: Eu "estaria tomando" um choppinho na beira da praia se não tivesse que trabalhar!! Mas, "vou estar fazendo", está!! Não existe em nossa língua!! Alguém aí estudou isso no primário? Tem no livro de verbos? Eu heim!!

Aceito o "internetequês", as abreviações, até mesmo os "miguxos". É linguagem coloquial, desde que não se use numa redação é claro!! Eu uso gírias, palavrões, e contrações, aqui no blog de propósito, porque acho interessante escrever o mais perto possível do meu jeito de falar, acho que aproxima quem lê.

Não sou preciosista, mas ninguém vai ler erros crassos no meu blog!! Não sou escritora, nem jornalista profissional. Mas, sou brasileira, devo falar e escrever bem minha própria língua, senão como querer aprender outras línguas??

7 comentários:

Anônimo disse...

rsrsrsrs

vai ver a moça vive num tempo futuro em que voltaram a deixar de existir prontuário e gramática da língua portuguesa

Bruno Costa disse...

Complicado mesmo isso ai... É bom quando alguém ligar pra gente tentando vender alguma coisa e falar assim, porque ai a gente fica corrigindo e o desgraçado desliga o telefone, porque, no mínimo, ele vai morrer de vergonha. huahuahuahuahuahuahuahuahua

Suzi disse...

J@de, até existe a possibilidade de se usar o gerúndio em situações como: "vou estar limpando seu quarto", quando, num hotel, a atendente se compromete a ficar fazendo uma limpeza hoje, amanhã e depois, direto. Mas o gerúndio que os operadores de telemarketing e secretárias usam... valha-me!!!

A revista Língua (conhece?) trouxe um artigo fantástico, na última ou penúltima edição. Para afastar um pouco o nosso preconceito, mas também para dar um chega pra lá no uso inadequado. bem legal. Vale a compra.

beijos e bom dia!

Ale e Leo = Gabi e Davi disse...

Jadezinha,
"vou estar te falando" kkk
Brincadeira, eu sou super de call center e só eu sei como eu peno para fazer as "criaturas" falarem corretamente.
Monitorar ligação é um suplicioooooo....
"Ok senhor, vou estar agendando".Termino a monitoria e chamo o bonitinho "Vem cá, Vou estar agendando?" - Pq vc nao faz na hora? KKK
O kra me olha com kra de "Heim?"
E eu explico ... Nao vou estar fazendo, e sim "Senhor, estou agendando ...." muito mais bonito e mais rapido nao?
Ai como eu sofro nessa vida....

Thales disse...

Bravo! Essa mania tem mais é que acabar mesmo.

Anônimo disse...

trabalhei anos em telemarketing, e nunca falei assim.
(não, ás vezes vc ouve tanto que sai, mas qdo eu me ouvia, me corrigia imediatamente!)

no orkut sou da comunidade:
vou estar odiando o gerundismo!
adoooro!
beijo.

Osc@r Luiz disse...

Senhorita Patrícia:
Eu vou ESTAR ASSINANDO embaixo do que acaba de postar.
Aliás, vou fazer melhor...
Eu postei ainda no meu blog antigo, acho, um texto que satiriza isso, como uma forma de chamar atenção para aquilo que nós vamos ESTAR OUVINDO quando alguém ESTIVER FALANDO, desse jeito.
Como eu adotei as quintas-feiras pra uma espécie de "seção-flashback" em que republico alguns posts que ou deram ibope, ou que eu gosto mesmo (hehe). Então vou republicá-lo e ajudar a chamar a atenção contra essa aberração!
Beijo, J@de!