quarta-feira, março 21, 2012

Sobre respeito...

De tempos em tempos eu releio posts antigos, como coisas que a gente guarda numa gaveta e de tempos em tempos fica curiosa pra olhar, sabem?

E hoje eu achei o texto abaixo que já foi reprisado em 2008 e tenho a impressão de que em 2020 vai ser postado outra vez!!

Respeito...

Um homem estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês deixando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, quando o seu vier cheirar as flores...


Recebi esse email com uma mensagem tipo, moral da história, que dizia que respeito é uma virtude.

Não acho que o respeito seja uma virtude, porque a gente tem que ensinar aos nossos filhos o conceito. Ninguém nasce predisposto a ser um "respeitador".

Respeito é escolha nossa para vivermos bem. Respeitar as pessoas, as opções sexuais, as opções religiosas, a cor de suas peles, a condição financeira, é muito mais do que uma virtude.

Não há nada de especial ou magnânimo em respeitar ninguém, é até meio egoista, é cuidar da sua própria vida, esquecer a dos outros.

3 comentários:

Cris Medeiros disse...

Lá isso é verdade, nunca tinha pensado por esse ponto, de que o respeito é algo que é passado pelos pais.

Eu acho que sou médio, meio intolerante às vezes, mas no geral tento não me meter na vida dos outros, nem sempre consigo...rs.

Beijocas

Carlos Medeiros disse...

Concordo com você. Acho que a violência de hoje, nasce da falta de respeito pelo outro que impera este mundo. Abraços.

Sujeito Oculto disse...

É. Mas odeio historinhas.